Mesmo que não seja considerado uma doença, esse sinal pode ser a manifestação de outras enfermidades sérias, como o diabetes. Normalmente, essas manchas surgem nas dobras da pele, em formato simétrico.
Entre as pernas, nos joelhos, axilas, tornozelos e na região das palmas das mãos e plantas dos pés.
A acantose se divide em dois tipos – a benigna e a maligna. Cada uma aparece por causas diferentes.
Se essas manchas forem benignas, os motivos podem ser:
- Alterações genéticas
- Obesidade
- Problemas hormonais
- Resistência à insulina (aumento do açúcar no sangue)
- Síndrome metabólica (um conjunto de condições que aumentam o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral.
- Uso em excesso de corticoides, anticoncepcionais, hormônios de crescimento e, inclusive, suplementos proteicos.
- Se for maligna, pode significar vários tipos de câncer, como o de estômago.
Como é o tratamento?
O primeiro passo que devemos fazer é descobrir o que causou o aparecimento das lesões. Se isso for feito, é possível que as manchas comecem a desaparecer gradativamente.
De qualquer maneira, quase todas as causas exigem que a pessoa tenha uma vida mais saudável, diminuindo o consumo de carboidratos e açúcar, além de praticar diariamente algum tipo de exercício físico.
Se o motivo for um descontrole hormonal, certamente o médico irá prescrever alguma medicação que corrija seus níveis hormonais.
Nos casos de câncer, o tratamento já é convencional, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.
O médico pode indicar algumas medicações para clarear as regiões afetadas, para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Sendo assim, se você notar qualquer tipo de alteração em seu corpo, não deixe de procurar ajuda médica, pois só um especialista é capaz de fazer um diagnóstico correto.
Essa alteração tem tratamento, porém é necessário dar atenção, porque quando deixamos de lado, o tratamento pode ser tardio e mais complicado.