Categorias
Saúde

Manchas na pele

Mesmo que não seja considerado uma doença, esse sinal pode ser a manifestação de outras enfermidades sérias, como o diabetes. Normalmente, essas manchas surgem nas dobras da pele, em formato simétrico.

Entre as pernas, nos joelhos, axilas, tornozelos e na região das palmas das mãos e plantas dos pés.

A acantose se divide em dois tipos – a benigna e a maligna. Cada uma aparece por causas diferentes.

Se essas manchas forem benignas, os motivos podem ser:

  • Alterações genéticas
  • Obesidade
  • Problemas hormonais
  • Resistência à insulina (aumento do açúcar no sangue)
  • Síndrome metabólica (um conjunto de condições que aumentam o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral.
  • Uso em excesso de corticoides, anticoncepcionais, hormônios de crescimento e, inclusive, suplementos proteicos.
  • Se for maligna, pode significar vários tipos de câncer, como o de estômago.

Como é o tratamento?

O primeiro passo que devemos fazer é descobrir o que causou o aparecimento das lesões. Se isso for feito, é possível que as manchas comecem a desaparecer gradativamente.

De qualquer maneira, quase todas as causas exigem que a pessoa tenha uma vida mais saudável, diminuindo o consumo de carboidratos e açúcar, além de praticar diariamente algum tipo de exercício físico.

Se o motivo for um descontrole hormonal, certamente o médico irá prescrever alguma medicação que corrija seus níveis hormonais.

Nos casos de câncer, o tratamento já é convencional, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

O médico pode indicar algumas medicações para clarear as regiões afetadas, para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Sendo assim, se você notar qualquer tipo de alteração em seu corpo, não deixe de procurar ajuda médica, pois só um especialista é capaz de fazer um diagnóstico correto.

Essa alteração tem tratamento, porém é necessário dar atenção, porque quando deixamos de lado, o tratamento pode ser tardio e mais complicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.